Siga-me

Instagram

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como Organizar Seus Projetos

 Sabe aquelas coisas óbvias que você sabe, mas que você não vê ou não faz, mesmo sabendo o que tem de ser feito????
Pois é, organizando as minhas coisas e vendo o que pode ir pro lixo, o que geralmente é nada.. rsrss, encontrei um envelope que nem lembrava mais dele e outros moldes da época que mexia com artesanato,  do ano de mil e novecentos e bolinha,  nesse envelope encontrei cópias de uns textos sobre patchwork e quilt, incluindo um glossário e dicas muito legais, que no decorrer do tempo vou compartilhar com vocês.

Por hora o que quero compartilhar é a primeira dica que, ao meu ver,  é super importante e que nos ajuda muito na hora de montar um projeto.

Tenha um caderno de anotações (de preferência quadriculado), pra ir anotando as suas idéias e experiências. Anote tudo, desde aquela combinação de cores que você achou maravilhosa (cole os retalhos ou pinte com lápis de cor) e até mesmo as idéias para o projetos futuros. Também é interessante manter um registro dos tecidos que você for comprando (se você está apenas começando, não se preocupe... vai ter muito tecido ainda); corte e cole um pequeno pedaço do tecido e anote a quantidade, mas não se esqueça de ir “dando baixa” a medida que for usando. Quando iniciar um novo projeto, não se esqueça de consultar e leve consigo quando for às compras. Mantenha os tecidos separados por cor, em caixas de papelão ou sacolas de papel, se gostar muito de algum bloco, faça-o e guarde. Quando tiver vários blocos prontos, faça um quilt com eles pra decorar seu ateliê. Eu faço blocos simples só pra registrar as combinações de cores, outros pra aprender a técnica e alguns pra contar algum fato que quero guardar (nascimento, casamento, viagens, etc.). Depois é só montar e sempre fica lindo.

Ao cortar os tecidos para um novo projeto, coloque os quadrados e triângulos separados por tamanho e cor em saquinhos plásticos (aqueles usados para congelamento com fecho nas bordas são ótimos). Coloque etiquetas ou pequenos pedaços de fita crepe marcando as medidas  e quantidades, assim, além de facilitar o trabalho, você preserva os tecidos.

Fotografe seus quilts mesmo que não vá vender ou presentear alguém. Se for uma colcha ou outro trabalho grande, pendure na parede ( ou varal) e fotografe a distância, mas fotografe também os detalhes. Faça um registro sobre cada trabalho contando os motivos pelo qual resolveu fazê-lo, as dúvidas que teve na hora da escolha, fatos interessantes que por ventura venham a acontecer enquanto o faz e, é claro, a data de inicio e finalização. Quilt é arte que permanece através dos tempos, portanto faz história. Imagine seus netos, bisnetos e tataranetos admirando a obra de suas mãos e lendo o registro dos sentimentos e sensações que você teve enquanto trabalhava.

(fonte desconhecida)

E seguindo essa dica eu comprei um caderno quadriculado e comecei meus registros, no momento estou trabalhando numa foto que vi de corações e que resolvi tentar fazer. A maioria dos meus projetos eu não tenho as receitas, tenho apenas uma foto e a partir disso eu começo a cortar, costurar, emendar  e por aí vai...

E qual é a sua dica de organização de projetos???
E já que parou pra dar uma olhada, termina a visita deixando seu comentário, nem que seja um oi.. =)

Beijus arteiros pra vc....
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. comentando hehehehe
    oiiii querida... nem sempre passo aqui dar oi, mas hj to de molho em casa e vim ver seu blog lindo...
    aproveitando para dizer q deixei um selinho no meu blog (casinhadapatty.blogspot.com) para vc... =) ta no post de hj ok????
    bjinhus, bom dia para vc... com mt arteirice

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara, essas dicas são maravilhosas, vou anotar!!
    Beijos e um lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Mara, eu não tinha pensado assim porque quando começo a fazer só quero mesmo é terminar mas desse jeito, parece mesmo mais gostoso.
    A gente faz saboreando e guardando a memória desse sabor, no fim é uma linda lembrança.

    Acho que sou meio bagunçadinha não sei se dou conta mas os mais importantes vou dar um jeitinho de guardar. Que linda dica !

    ResponderExcluir
  4. E eu preciso adotar essas dicas. Porque sou ansiosa e ja quero fazer tudo de uma vez, e isso as vezes nao da certo no final.
    Mara, ja consegui fazer o desafio e ja postei la no biscuit.

    bjocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Mara! As dica de organização num caderno quadriculado é excelente viu? Principalmente para os projetos em blocos.
    Olha, tem selinho pra vc lá no meu cantinho tá? Independente de já ter ganho ou não, isso reflete ainda mais o carinho que temos com você. Vai lá e comenta algo, ficarei feliz com sua visita.
    Grande beijo,
    Claudia Melo

    ResponderExcluir
  6. Minha linda as dicas de organização é muito fixe,adorei esse coração do seu caderno beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. OI AMORE, ESTOU TENTANDO FAZER ISSO, A ALGUM TEMPO..........
    MAS.......AINDA NÃO CUMPRI OS CAMINHOS A QUE ME PROPUZ. ENTÃO A PERSISTÊNCIA ME FARÁ VENCER A MINHA BAGUNÇA NÉ
    OLHA QUERO APRENDER O CORAÇÃO TAMBÉM ELE ESTÁ LIINDO

    ResponderExcluir
  8. Mara, obrigada pela visita e comentário!
    Pois essas dicas vieram no momento certo, vou botar em prática!
    Bjs
    Erica

    ResponderExcluir
  9. Ahhh... veja um presentinho pra vc, em meu blog!
    É de coração...

    http://cdecici.blogspot.com/2012/01/mais-selinhos.html

    Bjns!
    :)

    ResponderExcluir
  10. Realmente é uma dica muito boa, estou amando o seu blog, parabens.Se puder visite o meu blog e me siga também, vou adorar te-la comigo, bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito importante essas dicas. obrigada

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis