Instagram

sábado, 20 de março de 2021

Bloco Maple Leaf

Este post foi publicado em 03 de abril de 2013

Olá amores e amorinhas....

Estamos numa estação que amo apesar da minha alergia sempre ficar mais atacada nessa época, mas eu amo o Outono, aqui onde moro é muito quente no verão, então os dias ficam mais amenos, chuvosos nessa época, mas eu gosto mesmo dessa estação quando estou na minha terrinha natal que é Curitiba, sempre tem sol com friozinho, amooooo ainda mais.....

Mas não quero ser saudosista nesse momento, quero mesmo é celebrar essa estação tão linda que derruba as folhas das árvores no chão e que deixa tudo com aquele ar melancólico....

E pensando nisso, esse mês o Desafio que trago pra vocês é um bloco que se chama Maple Leaf ou numa tradução livre Folhas de Bordo... eu procurei a história desse bloco e não encontrei nada que pudesse trazer pra vocês, sei que essa folha é o simbolo do Canadá e pensando assim acredito que seja derivada de lá, quem tiver um histórico dela, por favor nos traga...

Bom aqui está o meu bloquinho pronto...
O uso desse bloco é variado, você pode montar vários desses pra uma toalha de mesa, uma manta pro seu sofá ou pode fazer um bloco apenas para um panô, uma toalha de centro, pode deixa-los em fileiras pra montar um caminho de mesa ou pode fazer apenas uma parte da folha pra montar descansos de panelas... enfim a sua criatividade é que vai mandar no seu projeto, como pode ver ele pode ser usado de diversas maneiras...

Quero abrir um parenteses aqui: Como a minha linda Cici do blog CdeCici comentou abaixo que ama essa folhinha e que ela ainda não viu aqui pelo Brasil, quero postar uma foto de uma linda árvore que tem em frente da casa da minha vizinha, e que ainda mais pro sul de Curitiba até o Rio Grande eu sei que tem dessas árvores, talvez não seja da mesma espécie do Canadá, mas que é muito parecida...

E como ele é um projeto pro Desafio do Mês, logicamente eu trouxe um PAP completinho pra você deixar sua imaginação rolar...as medidas usadas aqui são sugestões, você poderá utilizar o tamanho que preferir

Eu montei os passo a passos em fotos, pro caso de você querer imprimir e deixar do lado da máquina de costura...

Primeiro vamos montar o caule:


  • Você vai precisar de um tecido estampado mais forte (6,5 x 6,5 cm) e dois tecidos mais suaves (6,0 x 6,0 cm);

  • Faça uma linha na diagonal dos tecidos suaves e alinhe direito com direito conforme mostra a foto e costure na linha;

  • Corte meio centimetro abaixo da costura e repita o procedimento do outro lado.








Segunda parte montar os squares para as pontas da folha:




  • Você vai precisar de 2 tecidos estampados (7,5 x 7,5 cm) e 2 tecidos leves do mesmo tamanho;



  •  Faça um risco na diagonal com lápis, caso já seja experiente na costura não precisa, e costure ao lado dessa linha nos dois lados, dando um espaço de um pé de máquina (será mais ou menos de meio centimetro para cada lado);






  • Corte na linha separando os dois e formando um quadrado de 6,5x 6,5 cm






Terminada essa preparação vamos a montagem do bloco:

Aqui você vai usar 
  • 1 tecido leve de 6,5x6,5 cm;
  •  3 tecidos estampados de 6,5x6,5 cm;
  • o caule;
  • 4 squares que já foram preparados antes.
 Monte conforme a foto ao lado,

e vá unindo primeiro as peças que ficam ao lado da outra formando tiras,





depois una as  tiras montando assim a primeira parte do bloco,


Minha dica: pra cada união abra as costuras com ferro ou um marcador de tecido, para que o acabamento fique mais uniforme..












Repita esse processo mais uma vez e monte mais dois blocos  no lado inverso.


Feito os quatro lados do bloco, você vai escolher a posição que vai querer juntar suas folhas de bordo,

Escolhida as posições, vamos ao acabamento...

Você vai precisar de 
  • Um tecido para o miolo de 6,5x6,5cm e 
  • 4 tiras de tecido de 6,5x16,0 cm
  • Una os tecidos na mesma ordem anterior,
  • Forme as tiras e depois as una


E prontinho seu Bloco de Quilt Maple Leaf está pronto e vá montando outros conforme o seu projeto precisar.


Recapitulando:

Para montar um bloco com quatros cantos você vai precisar de:
  • Tecidos estampados 16= 6,5x6,5 cm
  • Tecidos leves 04=6,5x6,5 cm
Caule:
  • Tecidos estampados 04=6,5x6,5 cm
  • Tecidos leves 08= 6,0x6,0 cm
Square:
  • Tecidos estampados 08= 7,5x7,5 cm
  • Tecidos leves 08 = 7,5x7,5 cm




Minha dica principalmente para as iniciantes, corte gabaritos pra riscar e cortar, facilita bastante, risque os gabaritos em papel firme e grosso pra facilitar o manuseio.



Eu corto os cantinhos da peça B, pra facilitar na hora da costura, pois diminui o tempo de refilamento.

Esse post fez parte do Desafio do Mês de abril de 2013

Abaixo segue o link das meninas que aceitaram o desafio.





Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Lindo, lindo efeito!!
    Sou apaixonada por esta folha (só pq não tem no Brasil...kkkkkk).
    Estou super em débito com seus desafios... que coisa! :/
    Sobre a revista, espero que seja uma premonição das boas, hein!! Já pensou que sonho, eu em revista??? *-*
    Obrigada pelo lindo sonho... hihihi!
    Bjns
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara,
    Acho essa folha linda!
    E seu trabalho ficou maravilhoso!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Mara..

    Que lindo o desafio e claro já tenho planos com ele..rsrsr

    Bjocas minha migona... alias você sumiu!!!!

    Èrika

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA MARA!!! ADOREI O DESAFIO!!! E ESSAS FOLHAS,SE EU NÃOME ENGANO TEM LÁ EM CAMPOS DO JORDÃO!! ESTIVE ANO PASSADO POR LÁ, E ME PARECE,QUE SE NÃO FOR A MESMA, SÃO DA MESMA ESPÉCIE!jÁ COLOQUEI MEUS MIOLOS PARA FUNCIONAR...RSRSRS...O QUE SERÁ Q VAI SAIR?
    BJUS.

    ResponderExcluir
  5. estou em pânico, essa é a realidade, se o anterior todo simplesinho tá la em casa todo tortinho fico imaginando o que vai dar esse ......SEI NÃOOOOO...............

    ResponderExcluir
  6. Que lindo esse bloco, eu quero fazer.
    Não fiz o desafio do caixote porque por aqui é difícil de encontrar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Essa é folha do bordo né, árvore-símbolo do Canadá. eu também adoro!
    há no Brasil, pelo sul, mas acho que com outro nome, acho que plátano.
    Eu queria muito ter um gráfico dessa folha, em ponto cruz. nunca consegui um.

    Agora vamos ao que interessa: este fim de semana, vou separar os tecidos pra fazer este desafio aí. vou tentar!
    estou fazendo uma sobre colcha com hexágonos. é minha primeira aventura no mundo patch, ou block?! dá muito trabalho...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá minha gata linda, vim da uma espiadinha e me animei com esse lindo desafio acho que em breve volto aqui com novidades bjimmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  9. ALELUIA!!!! Consegui fazer a tempo Mara, meninas eu agora estou ficando viciada em Patchwork!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. IUPI!!!!! CONSEGUI!!! ESPERO QUE GOSTEM!!! BJUS.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mara! É lindo mas não dá mais tempo de participar. Que pena. Vou tentar no próximo. Boa semana!
    Bjs.

    Jussara
    caminhandonaarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis