Instagram

domingo, 20 de julho de 2014

English Paper Piecing


 Olá amores e amorinhas do meu core.... estou encantada com a técnica 'English Paper Piecing' que durante a postagem sempre que for falar dela vou abreviar para EPP, se formos traduzir essa expressão ao pé da letra ficará algo como 'Papel Montado Inglês' 


O que é um EPP?

 EPP é basicamente o processo de envolver em torno de uma base de papel um  tecido, formando formas para ser costurado a mão. Uma vez costurados, os papéis podem ser removidos e formar uma colcha de retalhos, capas de almofadas, bandôs ou o que sua imaginação quiser.


Dê preferencia a tecidos em que a trama seja mais aberta e ou use use uma agulha bem fina pra seja mais fácil de fazer as costuras.

O molde você pode encontrar em lojas especializadas ou pela internet, e vem em várias formas, ou você pode desenhar o seu próprio molde e imprimir em casa e recortar o que for necessário.


O EPP mais usado é o hexágono que usei na postagem do Desafio do Mês passado  e que continuo montando para um projeto maior, e já vejo flores florescendo.

Ontem comecei a montar uma estrela de 5 pontas é a primeira foto que está no inicio do post e foi o tutorial dela que eu trouxe hoje, mas se você se animar em participar desse desafio, você pode escolher o molde que desejar, o importante é você se desafiar e se arriscar em fazer algo novo que com certeza em dia normal não faria. O legal dessa técnica é que você pode fazer sentada no sofá, levar pro trabalho para se distrair na hora do almoço ou para a fila da consulta médica.. sim, porque não precisa ser feito a máquina o processo inicial é todo feito a mão, basta deixar tudo cortadinho com antecedência. 

Talvez você esteja pensando na demora de se montar um projeto desses, e eu te digo é o mesmo tempo que você demoraria pra montar um tapete grande de crochê, desde que você pegue um pouco todo dia.. 

Se você se animou em montar um projeto com essa técnica, te convido a continuar a leitura do post e participar do Desafio do Mês e aqui vão algumas dicas e sempre gosto de lembrar que não sou uma profissional, apenas uma apaixonada ....

Para participar  basta você montar um projeto e trazer o link (no espaço no final desse post), pra gente conhecer e no final do prazo eu divulgo num mosaico...se você comentar no seu post e linkar esse tutorial será um carinho bem recebido...
Você também pode linkar o seu projeto no nosso grupo Flickr.

Primeiro você tem de ter um molde para se basear, para hoje eu montei uma estrela de 5 pontas

Corte a quantidade de moldes necessários para o seu projeto... 
Salve e imprima em folha A4
Tendo as peças cortadas, corte o tecido com sobra suficiente para fazer uma dobra ao redor do molde e vá alinhavando com agulha e linha, no caso desse molde como as retas são distantes do ponto de junção faça um ponto entre eles para firmar melhor.
Se necessário repita o processo com as bordas
Tendo todas as peças prontas

vamos unir os pedaços, com uma costura firme

Após ter unido todas as partes você pode retirar o molde em papel do meio das peças, mas só faça isso quando elas estiverem firmes e costuradas e se for continuar a unir mais partes, nem precisa retirar, pode deixar pra manter o trabalho firme até finalizar por completo.


Durante esse mês vou dando dicas de como estou montando minhas peça, e conto com sua participação também, vamos trocar experiencias para que o resultado seja um projeto lindo....

E como eu disse você pode montar no formato que quiser, encontrei na net alguns moldes que estavam disponíveis para usarmos, basta clicar na imagem para imprimir para saber de onde vieram clique na palavra fonte abaixo da foto elas está linkada a origem.
Fonte

Fonte 
 Outra forma muito usada nessa técnica por ser muito fácil de fazer a junção é o 'Diamond' e com ele dá para montar estrelas e muito mais.

Para se inspirar, clique em Pinterest  e veja lindos trabalhos e outros moldes que podem ser usados.











Mãos a obra e símbora montar algo novo, já sinto cheiro de muita coisa linda saindo....







Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Corri pra ver kkkkk
    É muito trabalhoso, mas fica lindo!
    Qual é o prazo pra postar?!
    Vou tentar.
    Maroca, tu inventas coisa pra endoidecer a gente, credo!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Que show, não conhecia esse EPP.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. realmente incrível....fica lindo e dá um super efeito

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola, agradeço a visita e o elogio, gostaria de participar do desafio, vou ver se consigo agora queria te perguntar que papel voce usa, porque tenho visto na net que fora do BRASIL elas usam freezer paper e aqui um site que encontrei esta esgotado se voce puder me orientar agradeço bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá........Gostei muito de chegar ao seu blog.....

    ResponderExcluir
  6. Lindo Mara, obrigada vou fazer, achei linda! bjs

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis