Instagram

domingo, 4 de março de 2012

Desafio do Mês - março

Minha cabeça anda fervilhando de novas ideias e projetos, 
esse mês vi tanta coisa bonita por essa blogsfera, 
blocos de quilt um mais lindo do que o outro, minha caixa de favoritos da net está estufada de links, 
e por isso fiquei na dúvida do que postar hoje e incluir no Desafio do Mês...

Pois bem, entre tudo que vi, prometi pra mim mesma que esse mês iria montar um desafio mais fácil e mais versátil...

Dito isso, a técnica escolhida para esse mês é o Fondation, essa técnica do quilt consite em se ter uma "colinha" para montar o trabalhinho, no portugues ficaria, fundação ou seja base para um inicio de trabalho...

Mês passado eu fiz algumas capas de caderno com essa técnica e amei, facilita e muito na hora de montar gráficos sejam eles fáceis ou complicados...

Ontem e hoje fiz dois exemplos... e vou passar pra vocês um passo a passo, para que   entendam o conceito da técnica...

Esse bloquinho vai virar peso de porta...
...já esse bloco vai se transformar em almofada...
Muito bem , vou passar o PAP desses dois blocos, mas para participar do Desafio do Mês não precisa usar eles, como eu disse o Desafio do Mês vai ser tema livre, a única regra é que seja feita com a técnica do Fondation....


Durante essa semana vou mostrar outros exemplos de desenhos e gráficos...
mas você pode buscar inspiração por aqui e aqui


Para ver essa postagem inteira clique em....
Para participar do Desafio do Mês, seguem algumas regrinhas:




  • O tamanho fica a seu critério caso queira alterar as medidas usadas aqui.
  • Tem de usar a técnica do Fondation
  • Como dito, o tema será livre, tanto do gráfico quanto do uso do bloco
  • Finalizando  vc me avisa e me manda o link, caso não tenha blog, me envie a foto do seu projeto, ele pode ser postado em alguma rede social (me manda o link)
  • No post do seu projeto finalizado deve constar o link do desafio.
  • Se desejar levar o selinho do desafio para o seu blog será um carinho bem recebido, mas não obrigatório.
  • O período deste desafio será dentro do mês de Março e quem finalizar dentro do prazo irá participar do sorteio de um mimo todo especial do Arteirices pela participação e finalização do projeto.
  • Caso tenha alguma dúvida, o meu  e-mail: mara_deoliveira@hotmail.com


  • Vamos ao PAP....


    Está vendo que tem um número em cada pedacinho???
    Pois bem, esses números indicam a sequencia de costura de cada tecido.






    Veja bem, eu não coloquei marcação de tamanho de cada tira, porque  vai variar muito, depende do tamanho do bloco que você vai precisar pro seu trabalho...




    Para esse bloco do peso de porta eu utilizei pequenas sobras de tecido de trabalhos anteriores, o tamanho final dele ficou com 20 x20 cm, mas você pode usar tiras de tecido mais largas e por exemplo montar  capas de almofada com a metragem que você quiser...
    1º passo: passar o desenho escolhido para o tecido de fundação que será a base do gráfico, seja ele um molde com um
    desenho próprio ou seja ele a mão livre..

    2º passo:Siga as instruções da marcação de números,
    nesse caso eu iniciei pelo meio.
    3º passo: Com o meio costurado, comece a costurar as laterais,
    sobreponha o tecido direito com direito e depois vire...

    Faça isso nos quatro lados, passe o ferro para assentar a costura

    Repita o 3º passo

    não esqueça de assentar a costura com ferro
    todas vez que terminar uma volta

    Novamente, seguindo a orientação de marcação costure
    o próximo tecido nos 4 cantos...






    Eu finalizei com mais uma borda, e esta pronto esse bloco para ser utilizado.
    Ainda nessa semana eu mostro pra vcs como ficou o meu peso de porta com
    o acabamento escolhido...


    Agora vou mostrar como fiz a capa de almofada com um gráfico de coração...
    O tamanho final do bloco para a almofada ficou 45x45 cm...
    Passe o desenho para o tecido de fundação que será usado como base



    Nesse caso eu não usei retalhos, cortei tiras com 4 cm de largura
    com cores e estampas escolhidas
    Eu errei na largura do tecido, então emendei e montei faixas costurando 3 tiras

    Se vc clicar na foto, talvez você repare que tem pedaços de linha, isso porque na minha primeira tentativa
    eu errei e errei feio.. rsrs
    Eu só tinha a foto do coração e não sabia por onde começar e pra variar comecei pelo lado errado,
    então desmanchei e recomecei....não se preocupe porque eu consegui fazer certinho e enumerei o gráfico
    pra você não quebrar a cabeça como eu....

    Costurado o primeiro pedaço de tecido, agora é só dar sequencia  conforme  a numeração
    do gráfico que está no inicio do PAP

    Sempre acerte o tecido para costurar direito com direito e vá virando
     e assentando a costura com  um ferro

    Repararam que no primeiro exemplo eu iniciei pelo meio do trabalho e nesse eu iniciei por um dos lados???

    Se você for iniciante procure gráficos que já venham numerados
    para facilitar a sua costura



    Se você continuar costurando as tiras, você consegue montar um tapete ou um caminho de mesa
    com a mesma ideia...

    Como eu queria fazer um coração e ele seria usado para uma capa de almofada,
    Costurei duas partes de faixa em cada lado e fui fazendo o acabamento das laterais


    E o meu coração está pronto...
    Durante a semana vou mostrar como minha almofada vai ficar....











































    Comentários
    17 Comentários

    17 comentários :

    1. Adoro essa técnica e quero participar, bjs Nina

      ResponderExcluir
    2. Oi Mara.eu adorei o desafio e vou fazer também.
      Bjs e uma ótima semana.

      ResponderExcluir
    3. Oi flor, ainda tenho q terminar a bolsa rsss*** esse trabalho eu tenho um de tulipa aki em casa! Vc usou o tnt com tecido para base?

      bjks

      ResponderExcluir
    4. Olhando você fazer parece tão fácil...Mas sei que é só ilusão e que não é nada fácil, é uma arte que você faz como ninguém.
      Bem, essa eu vou tentar vamos ver no que vai dar.

      Beijos Mara


      Ps: estou te esperando para um café.

      ResponderExcluir
    5. uepa , olha eu topando mais um desafio...vai ser um prazer participar do desafio do mês.

      ResponderExcluir
    6. Só vc pra me fazer rir
      A cabeleira vai ficar na história KKKKKKKKK
      ai,ai KKKKKKKKK
      VICHI MARIA!!!!! Muito dificil esse desafio.
      Bjs
      Andrea

      ResponderExcluir
    7. menina as almofadas ficaram encantadoras, apaixonei
      estou atrasadinha para o desafio
      estou com a mão imobilizada e não consigo cortar ..........
      espero melhorar logo para fazer meus projetinhos

      ResponderExcluir
    8. Oi, terminei o desafio: http://coisasdemonica-monica.blogspot.com.br/2012/03/desafio-da-mara-marco.html

      Beijosss

      ResponderExcluir
    9. Entendi!!! Parece ser relativamente mais fácil com esta técnica! Vou tentar sesair algo, posto noblog e te aviso. Beijocas.

      ResponderExcluir
    10. Oieeee, eu fiz!!! Consegui o de coração, mas vou tentar o outro também! Fiz o bloco e já usei para fazer um lixinho para o meu carro, ficou fofo! Amanhã com sol, tiro umas fotos bem legais e posto no blog. Beijocas.

      ResponderExcluir
    11. Mara, retomando o gosto da custura vou aproveitar para fazer o desafio, eu achei pela net um video com molde para imprimir de uma maça, eu acho que vou fazê-la pois gosto muito do tema,ai ai vamuquevamu kkkkk

      ResponderExcluir
    12. Oi Mara,prontinho poste no meu Blog e estou dentro do desafio do mês!
      LINK: http://scrapbyraquel.blogspot.com.br/2012/03/lixinho-para-carro-tecnica-de.html
      Beijocas!!

      ResponderExcluir
    13. Terminei haha huhu!!

      Assim que conseguir tirar as fotos eu te mando.
      Ameeeeeeeeeeeeei fazer !

      Bjus,

      ResponderExcluir
    14. Oi, adorei a ideia deste desafio e acabei de postar meu trabalho:
      http://doraquevedo.blogspot.com.br/2012/03/desafio-patch.html

      Quero participar do sorteio!
      Abraços
      Dora

      ResponderExcluir
    15. Muito legal esse desafio, vou ver se consigo fazer.

      Abraços

      ResponderExcluir

    Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

    ShareThis