Instagram

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Card Trick ou Truque de Cartas - Tutorial

(Essa postagem fez parte do Desafio do Mês de 2012 e foi editada em 28/01/2015)

Vamos continuar na linha do quilt e como eu sempre digo sou totalmente iniciante e ainda (digo ainda... rsrsrs) não conheço os nomes corretos das técnicas e suas histórias, isso mesmo cada técnica tem uma história por trás.

Esse bloco que por enquanto está sendo o meu preferido, por causa da ilusão de entrelaçamento que ele dá quando se olha.

Essa técnica chama card trick ou truque de cartas, eu ainda não descobri a história por trás dessa técnica, se alguém souber manda pra mim.. por favor.. rsrs



Com esse bloco eu fiz 
um jogo de toalha de banho
 pro meu maridinho...
Além do PAP bem explicadinho com fotos e explicações, também postei uma vídeo aula   pra você não ter desculpa que não entendeu... rsrsrs...





O Gabarito 1 mostra o tamanho das pçs que vc vai utilizar e o gabarito 2 o esquema de costura e corte, sugiro imprimir o Gabarito 2 e deixar como colinha na hora de montagem do seu bloco, caso vc seja iniciante como eu... 

Você pode alterar o tamanho aumentando ou diminuindo o miolo base que é no caso da amostra a pç 4x4 cm, tudo parte desse tamanho.

Lembre-se sempre: antes de sair cortando e costurando, o tecido tem de ser previamente molhado assim como a toalha de banho ou rosto se ela for nova, porque tecidos de algodão sempre encolhem um pouco e se não tiver o cuidado de molhar as peças antes de costurar, vc corre o risco de ter uma peça enrugada depois da primeira lavagem. 
Veja dica de como banhar seu tecido aqui .



Eu uso um giz da marca águia próprio para costura que apaga quando se passa o ferro quente é muito bom e tem em qualquer loja de armarinho, não estou fazendo merchandising, não.. rsrsr é que é meu favorito


Para preparar 4 blocos e o acabamento do barrado eu utilizei 35 cm de tecido para patchwork que veio com 5 estampas diferentes, o que eu recomendo, pois facilita muito na hora de compor as cores, e mais 30 cm para o barrado. (não usei tudo sobrou tecido) 



 Muito cuidado na hora de costurar, use o  próprio calcador como guia, pra vc não entortar a costura.


 Quando eu vou emendar tecidos pra bloco eu uso
a agulha pro lado direito. Pois assim come-se menos tecido, e sempre use a mesma distancia até terminar o bloco, pois senão você não vai conseguir encaixar as costuras devidamente.


O ferro de passar assim como os alfinetes, são os seus melhores amigos na hora de costurar.
 Sempre tenha o ferro em mãos para ir assentando as costuras e os alfinetes para marcar e prender os tecidos.

 Se acontecer de vc fazer uma emenda e ver que não ficou alinhado, desmanche e costure de novo cuidando para que as linhas casem certinho.

(caso queira ver esse PAP em um vídeo aula acesse o link )

Dicas dadas, agora vamos a montagem do seu bloco:

Corte faixas com 4 cm de largura, para começar

Primeiro faça o miolo usando 4 pçs de 4x4 cm uma cor de cada

Para que vc tenha uma ideia de como vai ficar, faça uma montagem prévia
das estampas, isso ajuda muito na hora de costurar.

Primeiro vc costura o meio, depois as barras de baixo e de cima

Só então vc costura e deve ficar dessa forma.

Depois vc costura outra faixa no meio de cada lado (a cor esta alterada porque
eu tinha acabado de passar o ferro.. rsrs)
Com uma régua, marque com um giz retas que unam as pontas de cada estampa

E monte um quadrado dessa forma

Certifique-se que as linhas estejam certinhas e retinhas, e corte dessa forma

Com um quadrado de 4x4 cm nas pontas e uma faixa de uns 4x12 cm nas laterais,  vc termina o seu bloco.
Na ânsia de terminar meu bloco não tirei as fotos da montagem dessa última parte, mas se faz assim, veja o bloco que está no meio, primeiro vc costura a faixa de 12x4 no topo do bloco,  na faixa  lateral costura os quadrados nas pontas, só depois vc encaixa e une as laterais.

Emende os blocos, para acertar os encaixes, alfinete nas junções , para se certificar que vai encaixar certinho, se não encaixar desmanche ou passe outra costura, o que for preciso para alinhar direitinho.

Tudo emendado, refile as arestas.

E vai ficar assim.... aí é só fazer o acabamento de barrado que vc escolher fazer.

A minha toalha de banho ops...do maridinho ficou assim....

E a de rosto dessa forma.




E aí gostou????? Eu amei, foi muito gostoso de fazer, ele tem mais detalhes que o bloco do desafio passado, mas eu achei mais prazeroso até pelo resultado final.

Esse mês teremos outras ideias para barrados te toalhas, porque eu resolvi renovar e comprei duas para cada um, então aguarde outras ideias por aqui logo , logo...

e mãos a obra, quero dizer a costurice... beijus


Comentários
33 Comentários

33 comentários :

  1. Amiga, o nome deste bloco é card trick ou truque de cartões. Ele é lindo e muito fácil!

    beijão

    ResponderExcluir
  2. OLÁ...
    ADOREI A IDÉIA...JÁ VOU PARTICIPAR...
    TE MOSTRO QUANDO TIVER PRONTO TÁ...
    BJINHOS E ATÉ MAIS...

    ResponderExcluir
  3. Achei maravilhoso... mas acho tb muito difícil... é realmente um desafio... mas vou encarar.. tentar não custa nada... hehe....Se der certo... volto e te conto...

    Beijos!!!

    Lisy

    lisyalmagaucha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal.... vamos ver se eu animo....mulher de Deus! hj sabadão tô num desânimo ferrenho... será o que isso mô Deuso!?

    Mas achei bem legal...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ufa!!Cansei só de ver,ai será que consigo!!!mas eu queria era fazer com o bloco um tapete posso adorei a aquela tua ideia!!!Vamos ver!!Beijinhos é até mais!!

    ResponderExcluir
  6. lindo, lindo, lindo, masssss

    Vamos ver o que consigo fazer. kkkk

    ResponderExcluir
  7. Ahiiin so coisa dificil, eu sabia que era algo com toalha de banho que vc iria fazer.Vou tentar se der te conto, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai,ai meda... será que consigo?

    Vou tentar !!

    Bjus,

    ResponderExcluir
  9. Ah amiga, eu não estou nesse nível de costuras ainda, risos.... Nossa, um trabalho lindo. Quem sabe um dia eu chego lá mas, primeiro tenho que treinar minha costura reta que nunca sai reta, risos...

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mara, esqueci de dizer, estou postando algumas coisinhas atrasadas porque esta sem internet em casa, tem um post falando de voce, depois dá um pulinho lá.

    ResponderExcluir
  11. Mara, obrigada pelo convite!

    O desafio é tentador, o resultado é lindo....

    Ai, ai... imagina numa almofada...

    Beijos, linda, ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Nossa pescar o proprio nao e pra qq um, so pra quem pode, rrrrssss.
    Adoro

    ResponderExcluir
  13. Parabéns arrasou, muito bom concluirmos nossos desafios e ainda ficou com essas belezuras, parabéns que venha muitas costuras para eu ficar aqui curtindo, bjss

    ResponderExcluir
  14. Menina esse bloco é encantador, com certeza vou entrar nesse desafio.
    Qdo falou da cola só lembrei de mim, amo as colas
    bjim
    e até breve

    ResponderExcluir
  15. ah.. converso demais e esqueço o principal, Esses dias passeand o na net encontrei esse link http://minhacasameumundo.blogspot.com/2011/08/foundation-tutorial.html, nele tem uma proposta de curso de patch e nas aulinhas que dei uma espiada tem os nomes de cada pedacinho, depois dê uma espiadinha quem sabe ela conheça o nome dos bloquinhos que tiver dúvidas né

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito lindo eu fiz uma almofada de uma olhada no meu blog eu costumo dizer que sou uma patchworkholic, bjos e boa semana.
    http://tearpiaocupacional.blogspot.com/p/patchwork-e-quilt-uma-nova-paixao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei num link só dele

      http://tearpiaocupacional.blogspot.com/2012/01/desafio-de-janeiro-blog-da-mara.html

      Excluir
  17. UM MOLHEI MEU PANINHO ONTEM A NOITE, E ESTOU RELENDO A "BULA", OPS AS DICAS...KKKK
    VOU INICIAR MONTANDO OS GRÁFICOS NO PAPEL POIS SOU MUITO BARBEIRA NA HORA DE CORTAR NAS MEDIDAS

    ResponderExcluir
  18. e cada dia mais uma coisa diferente ,vamos voltar fazer juntas amei muito....beijao

    ResponderExcluir
  19. aiaiai...cada coisa mais linda que a outra ;))))
    estou sempre de olha nas suas artes amiga, sempre lindas,
    beijinhus
    Bella

    ResponderExcluir
  20. Gente,que trabalho lindo.Eu acho que vou tentar realizar.Nunca fiz nada parecido,sou novata.Mas adoro patch.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Terminei, terminei, terminei ..... olha como ficou http://coisasdemonica-monica.blogspot.com/2012/01/desafio-da-mara-janeiro.html, mas usei o bloco para fazer um trilho, mas agora que perdi o medo dele vou fazer a toalha também.
    Obrigada pelo PAP.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  22. Mara Querida!
    Hoje recebi meu presente pelo desafio cumprido em dezembro, adorei. Porém a cartinha veio trocada, por que recebi a da Monica, mas fiquei feliz assim mesmo!
    Tenho mais uma noticia, essa semana ganhei uma maquininha de costura e vou participar do desafio do mês, vai ser na última hora de novo, mas acho que você já esta acostumando comigo, kkkkkk

    bjocas, no post programado de amanhã tem a foto do presente que ganhei!

    ResponderExcluir
  23. Oi Mara.Consegui terminar o desafio de janeiro e postei no meu blog Arte e Vida.Fiz um porta xícara com a ajuda de seu PAP no vídeo.Obrigada por compartilhar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Olá mara, tudo bem? Achei super legal e simpático o desafio que você propõe! Gostaria de participar , como faço? bjs Nina

    ResponderExcluir
  25. Amei!

    Verei se ainda consigo participar deste desafio, mas se não conseguir com certeza dos próximos participarei.

    To te seguindo e vou te linkar no meu blog, desta forma não tem como te perder de vista mesmo.

    Beijinhos,
    Nanny

    ResponderExcluir
  26. OI flor, adorei o desafio! Pena que nesse mes fiquei tão atribulada que não fiz o desafio do clube da costura e nem o seu! Mas mês que vem quero voltar com tudo rs*** to deixando o link no meu blog e te seguindo

    bjux


    tecasenanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. BEM QUE VC AVISOU ESSE TRABALHINHO DÁ COCEIRA NA MÃO.....
    VEJA A MINHA PRODUÇÃO
    http://patricia-aria.blogspot.com/2012/01/mais-almofadas-com-bloco-do-desafio-da.html

    ResponderExcluir
  28. Mara!

    Consegui terminar!
    De última hora, mas tá prontinho! acho que você vai adorar!!!!!

    bjocas!!!

    olha o link ai: http://donamaricotafeliz.blogspot.com/2012/01/desafio-cumprido.html

    ResponderExcluir
  29. Mara!!!!
    Cadê você que ainda não veio me ver!!!!!

    bjocas!!!!

    ResponderExcluir
  30. ## OLÁ QUERIDA!
    Tô coçando os olhos de tanto passear aqui menina,tantos trabalhos lindos sabe,um verdadeiro colírio,parabénsssssss tou voltando mais vezes tá?
    Adoro o patch,essa mistura de cores encanta demais,eu tô fazendo fuxico a tempo,uma colcha aos poucos vou fazendo vendo novelas kkkkk,meu forte é tricô,mas pinto e bordo também.Aproveita pra me ver,ficarei feliz com sua visita.
    A PAZ DE JESUS!!!!!
    bJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS ##

    ResponderExcluir
  31. Olá!!!

    Mara... Que lindo esse bloco amei, mas fiquei alucinada pelo retalhinhos, já fiz mais em breve posto.... e já estou fazendo mais... Afffff!!! rsrsrs

    Quero tentar esse... simbora!!!

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis