Instagram

Quilt Livre a Máquina


O quilt livre a máquina é executado abaixando-se os dentes de tração, se a máquina dispuser deste recurso, ou cobrindo-os com placa protetora própria. 

Coloca-se o pé de quilt conhecido por “big-foot”. Ao abaixar os dentes ou cobri-los, a máquina perde a habilidade de tracionar os tecidos em baixo do pé calcador e o comprimento do ponto passa a inexistir.

O quilt livre envolve a produção do ponto simultaneamente com a velocidade da máquina e o movimento dos tecidos. Imagine a superfície do tecido como sendo um pedaço de papel e a agulha da máquina sendo um lápis, ao invés de mover o lápis, move-se o papel. O “big foot”, pé adequado a este processo, deixa uma distância entre a agulha e a máquina permitindo que movimentemos os tecidos facilmente.

O comprimento do ponto é determinado pela velocidade “rápida” ou “lenta” da máquina e pelo movimento “rápido” ou “lento” da movimentação do tecido.
A velocidade rápida da máquina e movimentação lenta do tecido resulta em pontos pequenos. A velocidade lenta da máquina e movimentação rápida do trabalho resulta em pontos maiores. Deve-se encontrar, portanto, uma combinação de entre velocidade da máquina e movimentação do tecido que resulte no comprimento de ponto desejado.

Para as máquinas próprias para costura em Quilt tem como abaixar os dentes , para as demais há um acessório para cobrir os dentes.





Calcador Big Foot








Placa de cobertura de dentes
Como tampar os dentes



Sem a cobertura
Fonte:


Obs.: Para que eu consiga responder suas perguntas, é preciso deixar seu e-mail no comentário ou cadastrar e deixar como publico seu e-mail em sua conta Google... 

Comentários
24 Comentários

24 comentários :

  1. Oi Mara.Eu tenho a minha máquina que pode fazer isso e tenho curiosidade de usar,mas tenho que ter o pé de quilt para tentar usar esse recurso.Quando eu fizer te aviso,pois esse post irá me ajudar nas dúvidas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Passei para conhecer e adorei,obrigada por compartilhar o que vc sabe,vou tentar fazer.Até mais,beijos.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MARA,
    QUANTA INFORMAÇÃO DE COSTURA TEM EM SEU BLOG.
    AMEI ESSA DO QUILT.
    BJS!
    KÁREN

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho este protetor, mas não veio a sapatilha pra quilt. Morro de vontade de aprender. Vem morar aqui perto, por favor?? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma
    singer Bella e gostaria muito de fazer Quilt com ela, vc sabe qual sapatilha poderia dar certo e como funciona esse acessório para cobrir os dentes? poderia me ajudar? Grata, um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania..tentei te mandar uma resposta por e-mail, mas não esta registrado no perfil Google e não pude te responder......
      o calcador e o acessório devem ser igual a esse da matéria do post, me mande um e-mail pra que no que for possivel eu possa te auxiliar .... artesearteirices@hotmail.com

      bjkas

      Excluir
  6. Ja comprei a sapatilha, tôcheia de vontade de acertar rsrs vou tentar assim que eu me encontrar com minha máquina. Depois conto. Obrigada por todas as dicas. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Ja comprei a sapatilha, tôcheia de vontade de acertar rsrs vou tentar assim que eu me encontrar com minha máquina. Depois conto. Obrigada por todas as dicas. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Menina como é que pode, tenho esta plaquinha a muito, muito tempo e não sabia para que servia, só costurava reto ou zigue-zague. agora me aventurando no mundo patch, descobri seu blog. Obrigada pela explicação.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  9. Olá estou me aventurando no mundo do quilt, mas fico frustrada pq a linha fica arrebentando, será que é pq não usei o protetor dos dentes?

    ResponderExcluir
  10. Nossa valeu pelas informações! Não sabia que tinha que abaixar os dentes, tentei fazer e ficou uma bagunça a costura no verso e na frente, também, não ficou bom.
    Obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa valeu pelas informações! Não sabia que tinha que abaixar os dentes, tentei fazer e ficou uma bagunça a costura no verso e na frente, também, não ficou bom.
    Obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Amei o blog. Gostaria de saber se toda máquina de costura pode ser adaptada com essa sapatilha para fazer quilt? vc recomenda algum site de compra?

    ResponderExcluir
  13. Oi Fafa, vc não deixou um e-mail registrado pra eu conseguir te responder.... vou deixar sua resposta aqui e espero que vc volte pra ver.. sim eu acredito que tenha como adaptar um calcador de quilt em qualquer máquina, qual é o modelo de sua máquina? não esqueça de deixar seu e-mail...

    ResponderExcluir
  14. Adorei a explicaçăo, quero seguir seus posts

    ResponderExcluir
  15. Adorei a explicaçăo, quero seguir seus posts

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua explicação, só estou com uma dúvida, como regula a máquina qd for fazer o quilt livre? Sei colocar o calcados, mas não sei como regular a máquina. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua explicação, só estou com uma dúvida, como regula a máquina qd for fazer o quilt livre? Sei colocar o calcados, mas não sei como regular a máquina. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha, vc não deixou seu e-mail, para que eu pudesse te dar um retorno, por favor deixe seu e-mail para que eu possa te responder da forma que se deve.
      abraços

      Excluir
  18. Olá tenho uma singer brilliance 6199 comprei o pezinho de quilting instalei certinho coloquei a proteçao nos dentes ...mas na hora do quilting a linha de cima fica toda embolada na parte de baixo do tecido . o que será q ta causando isso ? Tem algum tipi de tecido impropio p quiltar ? Pode se quiltar com linha normal de costura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morenagt, você não me deixou o seu e-mail pra resposta, por isso vou deixar a resposta por aqui.
      Não conheço sua máquina, mas o seu modelo é eletronica, nesse caso geralmente vc deve colocar o ponto na marca zero para que o quilt saia de forma adequada.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis