Instagram

quinta-feira, 31 de março de 2016

Desafio Patch - Etapa 2

Olá meninas e meninos arteiros... meus amores e minhas amorinhas, como foi sua semana, riscaram e cortaram muitas peças nessa semana? Espero que sim, pois trouxe a segunda parte do Desafio Patch, mas antes quero divulgar para vocês uma ferramenta que pode ser útil pra quem está participando e quer ficar atenta com os detalhes do que estou montando no desafio.

Eu montei uma página de Evento/Grupo no Facebook e ela será um espaço para que você possa postar as fotos do seu trabalho, pois gosto dessa dinâmica, e também facilita para eu tirar as dúvidas que possam surgir e podemos partilhar o que estamos fazendo, para isso clique no link e clique em participar e fique livre pra postar suas conquistas em cada passo, basta clicar aqui .

Para você que está chegando agora e quer participar clique em Etapa01 para saber mais.

Muitas meninas me perguntaram qual a quantidade de peças que deviam ser cortadas, como esse é um desafio livre e lembrando que o proposito é usar restos de retalhos, aqueles que estão guardado em algum canto, eu sugiro que corte tudo quanto for possível, eu consegui limpar muita sacolinha e caixas por aqui, risque e corte sem dó.

Nessa etapa, vamos começar a montar os blocos e depois de todos os blocos montados, dependendo da quantidade vamos saber o que conseguiremos fazer, se uma peça pequena, média ou grande. O resultado vai depender de você, de sua disposição e tempo para cortar e costurar, se tiver pouco tempo, não se preocupe com prazos, o importante é começar e finalizar e montar coisas lindas pra sua casa.


                  Depois de riscar e cortar, chegou  a hora de montarmos os primeiros blocos.

 Separe por tom de cor, para facilitar as combinações.


Faça as combinações que preferir e una todas as peças triangulares.

Minha dica: una todas as peças que cortou de uma vez só, costure na sequencia sem precisar cortar a linha, deixe pra cortar as linhas no final da costura, isso agiliza o trabalho.

Após cortar as linhas, abra as peças e assente as costuras com o ferro uma a uma.

Trouxe 3 variações para os blocos, usando os 3 gabaritos que cortamos na Etapa 01 .
E em todos vamos seguir a mesma sequencia, primeiro escolha uma peça quadrada a uma peça que foi unida, faça duas tiras alterado os lados como na foto ao lado, por último una as duas tiras, esse será 1\4 do bloco. Monte mais uma parte igual.
Feito isso, monte duas tiras usando o quadrado maior com o que você acaba de montar, intercale e una as duas tiras. Você completou um bloco.
 Seguindo a mesma ordem, você pode montar esses dois outros blocos, e pode também montar outras variações que desejar.


Após montar o bloco completo, assente as costuras com ferro 

E refile as bordas, se não tiver um cortador circular, meça e risque com régua e caneta e corte com a tesoura com cuidado.

Durante essa semana monte o máximo de blocos que puder, pode escolher apenas um dos modelos ou todos, quinta-feira que vem eu trago sugestões do que podemos montar com os blocos e dicas para uso deles em peças pequenas, médias ou grandes.

O tamanho final de cada bloco será de 21x21 cm.

Mãos a obra meninas e meninos e lembrem de me enviar fotos do processo do seu trabalho através do Facebook e para isso clique em Desafio Patch  e clique em 'Comparecerei' ou 'Tenho Interesse'.

Clique para ver as etapas:
Etapa 01
Acabamento


Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Oi Mara.
    Já cortei bastante e vou começar a costurar no fim de semana. Espero acabar com os retalhos de uma caixa e ainda tenho várias outras. Mas depois que começa, é só focar para terminar.
    Já estou participando do evento.
    b
    Bom fim de semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito.mas vai ser difícil achar triângulos iguais.para um bloco.
    Eu cortei muito variado.kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, não se preocupe em fazer tudo combinadinho, pode fazer colorido, eu sugeri combinar os tons de cores, mas nada impede de fazer algo diferente.
      boas costuras

      Excluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis