Instagram

quinta-feira, 24 de março de 2016

Desafio Patch - etapa 01

Tenho recebido recadinhos, e-mails para retomar os Desafios de Costura aqui no blog. 

Sendo assim, vou juntar dois projetos o Desafio de Costura e o Vida Nova Patch, para montarmos projetos de patchwork com os restos de retalhos que com certeza você tem guardado em sacos, caixas, potes e se vocês forem como eu tem muito retalhinho guardado por aí esperando uma chance de ganhar vida.

Nessa primeira etapa, será o de separar e recortar. 

Não será montado nenhum bloco, pois pra que você possa montar um projeto, tem que primeiro organizar o material e separar um tempo para essa preparação, patchwork é uma arte e como toda arte deve se ter disciplina e paciência para que o seu projeto saia da forma que você imagina, mas isso não quer dizer que no meio do caminho você resolva mudar todo o projeto e ele ganhar uma vida totalmente diferente e ainda melhor do que você imaginava.

Aproveitando esse meu retorno, estou montando um dicionário com termos e expressões usados nos trabalhos de patchwork e quilt e assim que estiver pronto eu vou deixar fixo em uma das abas de paginas do blog.

Mas vamos ao que interessa, como eu disse primeiro passo será de separar os retalhos que você irá usar, segundo será montar um gabarito em papel duro, e nem será preciso você comprar nada, use embalagens de sucrilhos, caixas de leite, até aquelas chapas de raio x antigas, desde que seja um material grosso e firme para que você possa manusear a vontade.

Logicamente, você pode usar as medidas que preferir, mas eu trouxe as medidas que costumo usar e com o mesmo gabarito poderemos montar inúmeros blocos com varias variações no seu formato. A ideia será de mostrar pra você que é iniciante que você pode fazer patchwork e quilt de forma descomplicada e não precisa necessariamente de máquinas de ultima geração e nem de um monte de apetrechos para montar uma manta, uma colcha, uma bolsa, um caminho de mesa, um panô.

Dito isso, mãos a obra...

Monte os gabaritos que usaremos durante os desafios, serão 3 quadrados:
A - 11,5x11,5 cm
B - 6,5x6,5 cm
C - 7,5 x 7,5 cm ( este será cortado ao meio na diagonal)
Para que as emendas deem certo o gabarito C deve ser cortado ao meio, usaremos ele para montar peças (pieces) com duas cores, eu faço um corte nas pontas para eliminar o trabalho de refilar as pontas a cada junção, mostrarei a diferença dessa dica no próximo post, quando começaremos a costurar as junções das peças.


Para que as emendas deem certo o gabarito C deve ser cortado ao meio, usaremos ele para montar peças (pieces) com duas cores, eu faço um corte nas pontas para eliminar o trabalho de refilar as pontas a cada junção, mostrarei a diferença dessa dica no próximo post, quando começaremos a costurar as junções das peças.








Com os gabaritos prontos, separe os retalhos (patchs) que usará em seu projeto.

Nada impede que você use tecidos novos ou que utilize as partes grandes, eu digo de usar os restos de retalhos, porque acabamos guardando e não usamos esses retalhinhos por não saber o que fazer com eles e quero mostrar pra você que podemos montar peças lindas sem gastar muito mais din din com isso.


Com uma caneta, ou lápis risque o avesso de seus retalhos encaixando os gabaritos que couberem no espaço do seu retalho.

Com uma tesoura afiada recorte as peças, importante riscar e cortar no tamanho certinho, pois em um trabalho de patchwork qualquer milimetro cortado ou costurado errado vai fazer a diferença em um bloco bem feito ou em um bloco mal feito.



Corte e deixe pronto o máximo de 'pieces' que puder aprontar e semana que vem eu volto com o primeiro bloco para montarmos.

Pode cortar todas as cores que quiser, se preferir separe os tons de cores ou deixe tudo misturado... rsrs



Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários junto com seu e-mail, pois deixo as vezes de responder por falta de um e-mail registrado na sua conta Google.

Você pode usar em suas redes sociais as hastag #DesafiodeCostura e ou #VidaNovaPatch

Abri uma página de Evento no Facebook para você ir postando as fotos de cada etapa...  clique em Evento Desafio Patch 

Clique para ver as etapas:
Etapa 02
Acabamento

Fique a vontade para compartilhar este post.


Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Mara, tudo bem?
    Não tenho feito patchwork, senti falta dos teus desafios.
    Lógico que tenho um monte de retalhos, se tiver tempo no feriado vou cortar umas peças, para fazer os primeiros blocos quanto tu achas que a gente vai precisar cortado?
    Luz.weber@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Opa ! Tô dentro do desafio ! Vai ser muito legal ! Muita informação !

    ResponderExcluir
  3. Que bueno voy a ir juntando retazos

    ResponderExcluir
  4. Muito boa dica!
    Curto muito cortar e aproveitar os retalhinhos...

    ResponderExcluir
  5. Também irei fazer . Tenho muito retalho.

    ResponderExcluir
  6. Gostava de fazer tenho muitos retalhos.trapostiana@gmail.com


    ResponderExcluir
  7. Também queria uma idéia de quantidade pra começar, se der me diz, OK? Pois vou tentar acompanhar os desafios, com certeza eles são um incentivo a mais pra gente começar e terminar o patch rsrs

    ResponderExcluir
  8. Tenho muitos retalinhos e vou fazer. Ansiosa esperando a próxima para o desafio de começar e terminar.

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Sou iniciante no patchwork, estou fazendo um curso agora do Basico. Creio que não tenha tanto retalhos rsrsrs mas gostei do desfio. Amooo desafios .

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei dessa ideia!
    Mas é a quantidade? Quantos de cada devo cortar? O que teremos ao final??
    Bjs e parabéns pelo desafio!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei, pois assim me animo a usar os retalhos guardados. Estou há tempos pensando em fazer blocos para uma colcha, e não consigo terminar com os retalhos antigos.
    Boa semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oba!!
    Depois de uma correria por aqui, parei para iniciar esse projeto!!

    Com certeza irei fazer....

    Bjins Mara

    Érika Costurarte

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis