Siga-me

Instagram

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Dica de Costura: Margem de Costura


Já ouviu falar de margem de  costura e ficou se perguntando o que é exatamente  isso?


Cada calcador tem uma medida diferente entre a agulha e a beira do calcador a sua direita. Muitos projetos apenas pedem pra você seguir sua margem de costura, mas principalmente os projetos em patchwork pedem uma margem de 0,5 cm, e se você estiver seguindo uma receita com medidas com   padrão, com certeza o resultado final vai ficar diferente do esperado.

Então uma dica pra vc ter certeza do tamanho de sua margem, costure numa folha de papel e segure uma caneta encostada a direita do seu calcador enquanto costura, meça o espaço entre os dois para saber qual a margem correta e se é preciso de um realinhamento do tecido junto do calcador (imagine que a marcação em caneta é a borda do seu tecido).

Tirei uma foto para você e ter um exemplo de como fazer.
  Nessa primeira foto a margem é de aprox. 0,75 cm e quando uso esse para montagem de blocos, eu tenho de reposicionar ele mais pra fora da borda do tecido; o segundo da certinho 0,5 cm basta eu alinhar ele com a borda do tecido...

Outra dica importante, a sobrinha ou rebarba do tecido pode prejudicar a junção no bloco e pra quem não sabe ao certo pra que servem as marcações das réguas, nesse caso a linha de 45 graus da régua me ajudou a centralizar o quadrado e visualizar se algum lado está fora da medida..


Muitas vezes ao unir as partes as costuras não batem, nesse caso antes de fechar os blocos meça cada pedaço e veja se estão nas dimensões corretas e se necessário refile e depois disso pode fechar o bloco que não vai ter erro....  

No patchwork temos de ativar nosso modo paciência e estar atentas aos detalhes.... 

Bloco Ventos do Verão
 Estou participando de um projeto com algumas amigas e montamos um bloco por semana, como pode ver, já completamos 6 semanas...

E que venham mais bloquinhos... 

em breve trago mais algumas dicas de costura que possa te ajudar em teus trabalhos... 

Se gostou desse post, deixe seu comentário, curta e compartilhe a vontade..... 


sábado, 5 de setembro de 2015

Broken Dishes Block ou Bloco Pratos Quebrados História e Tutorial....

Olá amores e amorinhas....

Estou com vários projetos pra finalizar, mas quis parar tudo e começar outro projeto que diga-se de passagem que está rendendo, já montei 15 bloquinhos e já tem outro tanto maior cortadinho aqui do lado, só esperando eu finalizar esse post pra ser costurado... se fosse um desenho animado eles estariam pulando na minha frente pra serem costurados rsrs...

Aqui alguns dos bloquinhos aguardando a segunda fase do projeto...
Chama Bloco Pratos Quebrados ou Broken Dishes Block....  

Pesquisei sobre a origem desse bloco  e descobri que esse é um padrão muito popular já usado antes de 1790, ele é um bloco muito comum e por isso muito popular. Ele consiste de triângulos dispostos em um quadrado de quatro partes. Os quadrados são virados em ângulos diferentes para criar o efeito de pratos quebrados, apesar do nome pelo menos em inglês (broken dishes) ser charmoso ele poderia ter sido inspirado por muitas coisas, incluindo acidentes domésticos ou até mesmo em pratos quebrados nos lares de outrora.
Como em muitos padrões de quilt, não se sabe ao certo a origem desse bloco.

A maioria das histórias sobre ele vêm até nós através do folclore, artigos de revistas velhas, e às vezes diário ou periódicos sobre o assunto.
Este é um padrão maravilhoso para utilizar restos de tecido, e também pode ser muito marcante e moderno, mesmo usando apenas duas cores. Outros nomes para este padrão são  Old Tippecanoe, Bow Ties, Hour Glass, Whirling Blade, and Yankee Puzzle ... (Fonte de pesquisa: DoYouEQ)

Veja como é fácil montar esse bloco e a partir dele você pode montar inúmeros projetos...
Eu usei  de 7,5x7,5 cm, corte ao meio 

E costure uma metade na outra

Após unir as metades, disponha seus patch formando uma ampulheta pra cada cor no meio
conforme indica a foto

Depois de unir as metades, una formando uma faixa e depois una as faixas
E e está feito, agora é só montar outros tantos e confeccionar um lindo projeto... 
Espero que tenha gostado desse padrão de bloco...

Aqui  caminho de mesa que montei com meus bloquinhos...


ShareThis