Siga-me

Instagram

sábado, 31 de janeiro de 2015

Caminho de Mesa feita com Sobras de Retalhos... #VidaNovaPatch

Ola amores e amorinhas...

Eu ainda não estou conseguindo costurar no ritmo de antes, sempre me perguntei como minhas amigas conseguiam a façanha de trabalhar utilizando a mesa da cozinha, da copa ou num espacinho do quarto, e porque fui perguntar.... na nova casa não tenho mais o espaço imenso que tinha na de antes e agora estou me virando nos 30 pra costurar, ontem levei minha máquina pra mesa da cozinha, pois estava me sentindo apertada no quarto. O inconveniente é que na hora do almoço guarda tudo e depois trás tudo... rsrsrs

Mas enfim chega de xororô, símbora trazer o que consegui finalizar essa semana e o que esta no forno esperando ficar pronto.

Consegui finalizar esse Caminho de Mesa com minhas sobras de retalho...

Foi muito simples, fiz bloquinhos de 15x15 cm apenas com tiras de larguras variadas, montei a moldura em tiras pretas...

Montei um sanduíche com o forro preto e a manta agulhada (estou testando essa manta e gostei mais dela do que as R1 que encontramos normalmente nas lojas habituais)

Feito isso, prendi tudo com alfinetes e refilei para não ficar muita sobra de manta na hora de quiltar...

E agora é só matar saudades e quiltar a peça, pra esse caminho eu escolhi linhas simples apenas na moldura ...

Terminada essa parte, é refilar e costurar o viés e pronto... já pode ir decorar sua mesa... 
Para você que é iniciante e ainda tem dificuldades em fazer o ponto invisivel ou passar viés, clique aqui e vai encontrar pelo menos 3 posts com esse assunto incluindo video aula e PAP's explicadinhos...

Montei outros blocos e já comecei uma bolsa com um deles, quero ver se consigo tempo pra finalizar pelo menos 2 projetos até o fim da semana que vem...


E por aí quem aceitou o desafio de dar #VidaNovaPatch a suas sobrinhas de retalhos?


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Card Trick ou Truque de Cartas - Tutorial

(Essa postagem fez parte do Desafio do Mês de 2012 e foi editada em 28/01/2015)

Vamos continuar na linha do quilt e como eu sempre digo sou totalmente iniciante e ainda (digo ainda... rsrsrs) não conheço os nomes corretos das técnicas e suas histórias, isso mesmo cada técnica tem uma história por trás.

Esse bloco que por enquanto está sendo o meu preferido, por causa da ilusão de entrelaçamento que ele dá quando se olha.

Essa técnica chama card trick ou truque de cartas, eu ainda não descobri a história por trás dessa técnica, se alguém souber manda pra mim.. por favor.. rsrs



Com esse bloco eu fiz 
um jogo de toalha de banho
 pro meu maridinho...
Além do PAP bem explicadinho com fotos e explicações, também postei uma vídeo aula   pra você não ter desculpa que não entendeu... rsrsrs...





O Gabarito 1 mostra o tamanho das pçs que vc vai utilizar e o gabarito 2 o esquema de costura e corte, sugiro imprimir o Gabarito 2 e deixar como colinha na hora de montagem do seu bloco, caso vc seja iniciante como eu... 

Você pode alterar o tamanho aumentando ou diminuindo o miolo base que é no caso da amostra a pç 4x4 cm, tudo parte desse tamanho.

Lembre-se sempre: antes de sair cortando e costurando, o tecido tem de ser previamente molhado assim como a toalha de banho ou rosto se ela for nova, porque tecidos de algodão sempre encolhem um pouco e se não tiver o cuidado de molhar as peças antes de costurar, vc corre o risco de ter uma peça enrugada depois da primeira lavagem. 
Veja dica de como banhar seu tecido aqui .



Eu uso um giz da marca águia próprio para costura que apaga quando se passa o ferro quente é muito bom e tem em qualquer loja de armarinho, não estou fazendo merchandising, não.. rsrsr é que é meu favorito


Para preparar 4 blocos e o acabamento do barrado eu utilizei 35 cm de tecido para patchwork que veio com 5 estampas diferentes, o que eu recomendo, pois facilita muito na hora de compor as cores, e mais 30 cm para o barrado. (não usei tudo sobrou tecido) 



 Muito cuidado na hora de costurar, use o  próprio calcador como guia, pra vc não entortar a costura.


 Quando eu vou emendar tecidos pra bloco eu uso
a agulha pro lado direito. Pois assim come-se menos tecido, e sempre use a mesma distancia até terminar o bloco, pois senão você não vai conseguir encaixar as costuras devidamente.


O ferro de passar assim como os alfinetes, são os seus melhores amigos na hora de costurar.
 Sempre tenha o ferro em mãos para ir assentando as costuras e os alfinetes para marcar e prender os tecidos.

 Se acontecer de vc fazer uma emenda e ver que não ficou alinhado, desmanche e costure de novo cuidando para que as linhas casem certinho.

(caso queira ver esse PAP em um vídeo aula acesse o link )

Dicas dadas, agora vamos a montagem do seu bloco:

Corte faixas com 4 cm de largura, para começar

Primeiro faça o miolo usando 4 pçs de 4x4 cm uma cor de cada

Para que vc tenha uma ideia de como vai ficar, faça uma montagem prévia
das estampas, isso ajuda muito na hora de costurar.

Primeiro vc costura o meio, depois as barras de baixo e de cima

Só então vc costura e deve ficar dessa forma.

Depois vc costura outra faixa no meio de cada lado (a cor esta alterada porque
eu tinha acabado de passar o ferro.. rsrs)
Com uma régua, marque com um giz retas que unam as pontas de cada estampa

E monte um quadrado dessa forma

Certifique-se que as linhas estejam certinhas e retinhas, e corte dessa forma

Com um quadrado de 4x4 cm nas pontas e uma faixa de uns 4x12 cm nas laterais,  vc termina o seu bloco.
Na ânsia de terminar meu bloco não tirei as fotos da montagem dessa última parte, mas se faz assim, veja o bloco que está no meio, primeiro vc costura a faixa de 12x4 no topo do bloco,  na faixa  lateral costura os quadrados nas pontas, só depois vc encaixa e une as laterais.

Emende os blocos, para acertar os encaixes, alfinete nas junções , para se certificar que vai encaixar certinho, se não encaixar desmanche ou passe outra costura, o que for preciso para alinhar direitinho.

Tudo emendado, refile as arestas.

E vai ficar assim.... aí é só fazer o acabamento de barrado que vc escolher fazer.

A minha toalha de banho ops...do maridinho ficou assim....

E a de rosto dessa forma.




E aí gostou????? Eu amei, foi muito gostoso de fazer, ele tem mais detalhes que o bloco do desafio passado, mas eu achei mais prazeroso até pelo resultado final.

Esse mês teremos outras ideias para barrados te toalhas, porque eu resolvi renovar e comprei duas para cada um, então aguarde outras ideias por aqui logo , logo...

e mãos a obra, quero dizer a costurice... beijus


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Variação do Bloco Log Cabin - "Steps of the Courthouse"

Olá amorinhas do meu core... eu estou a todo vapor com a ideia de dar #VidaNovaPatch, e para quem ainda não esta acompanhando o blog ou a fanpage, estou dando vida às sobras dos retalhinhos de trabalhos do ano passado e para minha surpresa vou conseguir montar muitos bloquinhos, já montei mais de 40 blocos e nem cheguei perto da metade das sobrinhas.

Gosto muito de trabalhar com tiras e resolvi começar com elas, alguns blocos com tiras simples e outras em 'Log Cabin'.


Há várias variações do bloco Cabana de Toras também conhecido como Log Cabin, o tradicional eu mostro um grafico aqui . 

Quero aproveitar e partilhar com vocês uma das variações e se chama "Steps of the Courthouse" (Quilt Block) que traduzido se chama "Escadaria do Tribunal de Justiça" (Bloco de Quilt). Durante as campanhas politicas americanas no final de 1800, este bloco se tornou muito popular e esse 'quilt' era uma das fontes de renda para as mulheres na época, que recebiam em média  15 centavos por dia.


Ele é muito fácil de se fazer.

Eu usei uma base de 6x6 cm e tiras com 4 cm de largura, mas você pode ficar a vontade pra montar no tamanho que desejar, como tenho dito estou usando sobras de retalhos e por isso as cores estão bem variadas assim como as estampas, o bloco tradicional é feito com duas cores ou com variação de quatro dando forma ao juntar as tiras de degraus de escada.

Esse bloco fica mais bonito quando feito com pelo menos mais duas carreiras de tiras,eu estou usando essa quantidade pra combinar com os outros, pois estou montando blocos de 15x15 cm.

Comece por uma base central, una as tiras nas laterais e vá intercalando até ficar no tamanho desejado.







                            Estou me divertindo por aqui, olha só quantos bloquinhos já montei...


Não esquece de me mandar seu link, quero ver o que vocês estão aprontando com suas sobrinhas também... 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Desafio Patch - #VidaNovaPatch

Olá amores e amorinhas... saudades de passar por aqui pra fazer artes junto com vocês....

Eu me mudei nesse fim de ano e como toda mudança temos de rever muitas das nossas coisas, jogar umas coisas fora, guardar outras, mas  e os retalhos, os pequenos cortes que sobram de nossas peças, o que fazer com elas????

Bom nem preciso dizer que empacotei todos os pedacinhos e trouxe pra casa nova.... e sei que você como eu também tem um monte desses retalhinhos guardados em caixas, sacolas e sem ideias do que fazer com eles. Pois bem, te convido a se juntar comigo nesse desafio de dar uma nova vida aos retalhinhos.

Ontem lancei um novo álbum na Fan Page do blog  para que você não perca nada desse desafio...

A ideia é usar todos os retalhos possíveis, comece separando por tamanhos se são tiras ou pedaços, pode separar tons de cores ou pode simplesmente ir pegando aleatoriamente pra montar uns blocos crazy...  


Eu resolvi iniciar pelas tiras e fui unindo uma a uma de várias formas, nesse primeiro momento eu usei tiras de várias larguras.

Também montei alguns blocos em Log Cabin 

Enquanto eu unia as tiras fui pensando no que fazer com eles, e como ainda tenho muito retalho pra transformar decidi  montar blocos de 15x15cm e sendo assim refilei os pequenos e o maior cortei no mesmo tamanho pra que todos fiquem iguais e assim poder unir os blocos em novas peças, e  vou dando as dicas durante esse mês de janeiro para o caso de você estar sem inspiração no que montar... 

Depois de cortados e refilados eles ficaram fofos...

E aí consegui te inspirar? Vamos junto comigo dar #VidaNovaPatch?

Durante a semana vou apresentando ideias e sugestões do que fazer com seus retalhos, fiquem atentas por aqui e na Fan Page do Blog, se tiver dúvidas pode perguntar por aqui.

Eu tenho alguns tutoriais de blocos caso queira algumas ideias.. basta clicar em Blocos de Patch

Ontem enquanto eu apresentava o desafio #VidaNovaPatch uma das meninas que segue a página me mandou fotos de um babô que ela montou com retalhos e dos seus gatinhos que amam se esconder em suas sacolas de retalhos.. rsrsrs... 


ShareThis