Instagram

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dicas de Costura #3 - EPP

Olá amores e amorinhas, ontem era dia de descanso, de colocar a casa em ordem, de navegar pela net, de jogar com batalha naval com o filho... e fiz tudo isso, consegui relaxar... mas... mas... rsrs num 'guentei' e a noitinha catei meu caderno de projetos uma caneta e fui montar um molde pra montar meu projeto hiper atrasado de EPP que inclusive foi o Desafio do Mês passado que nem eu e nem ninguém conseguiu finalizar.. rsrsrs  eu não falei que a dona Correria passou por aqui por esses últimos dias... 

E como eu sou uma fofa, vou deixar algumas dicas de como eu faço, até 'fotinhas' eu tirei, sim eu sei eu sou uma linda... hahaha

Meu primeiro passo foi montar o molde e pra isso eu montei um tamanho e fui testando no papel antes de passar pro tecido... 





Depois  que consegui chegar no tamanho certo ao ponto de conseguir encaixar uma estrela, eu montei dois tamanhos de molde.


Um no tamanho que deve ficar para riscar e recortar os papeis pra encaixar os tecidos e outro maior com margem de 0,05 cm para usar de molde para recortar no tecido.

Fazendo assim, agiliza e muito o trabalho.
Ontem consegui montar 18 peças de 'diamonds' e o que gosto desse tipo de projeto com EPP é que dá pra trabalhar naquele momento de bobeira que está relaxando em frente a TV, sim eu sei sou louca eu relaxo trabalhando... hehe . 

Pois bem, feito essa parte agora vem a super dica que eu não mostrei nos posts anteriores (Hexágonos e Estrela de 5 pontas) com a técnica do EPP, simplesmente porque eu ainda não tinha usado e vi numa visita em um blog gringo e que não estou encontrando o link, eu o guardei em meu guarda roupa de Narnia (leia-se Pinterest) e não o encontro mais, assim que o encontrar eu trago o link aqui para os devidos créditos...


Mas vamos lá, a super dica que facilita e agiliza todo o trabalho é um simples clips de papel, sim estou apaixonada por essas belezuras e depois que eu mostrei a dica aqui  para o uso no viés eu simplesmente não os abandono mais, viraram meus melhores amigos...

Isso serve pra qualquer molde de EPP, prenda um lado e com agulha e linha vá prendendo os cantos até ficarem bem presos, depois é só tirar o clips e ir montando mais peças...






E por falar em melhores amigos me despeço de vocês com a foto do meu A.J. que seja costurando ou escrevendo um post sempre está comigo me fazendo companhia...

  

Espero que essas dicas te ajudem e te animem a montar um projeto usando o EPP, parece difícil, mas acredite é super fácil e gostoso, essa semana eu voltou com fotos das peças prontas usando essa técnica..

Beijus arteiros pra vocês e se chegou até aqui com sua leitura, deixe um comentário sobre esse post..

'English Paper Piecing'  ou EPP é basicamente o processo de envolver em torno de uma base de papel um tecido, formando formas para ser costurado a mão. Uma vez costurados, os papéis podem ser removidos e formar uma colcha de retalhos, capas de almofadas, bandôs ou o que sua imaginação quiser.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Gostei, parece que vai ficar lindo! bjs

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este tipo de trabalho! Por isso que amo "blogar", sempre aprendo algo de bom. Depois de pronto mostra pra gente ;)
    Obrigada pela visita em meu cafofo e vou esperar o link com as ideias de cabides personalizados.
    Um beijão e tenha um ótimo dia,
    A Casa da Mãe Jana

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis