Instagram

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bloco Flic Flac - Tutorial

Quem gosta de quebra cabeças levanta a mão....\o/

Eu amo quebra cabeças, meus filhos quando pequenos amavam também  sempre comprávamos uma caixa pra montarmos juntos....

E o desafio desse mês, não deixa de ser um quebra cabeças, mas não se assuste, porque não é difícil  mas é um tal de corta, costura, corta de novo e costura outra vez delicioso de se fazer...

O nome é sugestivo esse bloco se chama Flic Flac ou Dança dos Quadrados, eu amei fazer entrou na minha lista dos preferidos...


Mosaico (Tessellation) –Também chamada de A Dança dos Quadrados (Square Dance, FLIC-FLAC - Técnica a partir da movimentação de cortes em diagonal feitas em quadrados que quando trabalhado em cores um desenho se destaca. Fonte: Ateliê Trapicho

Pra variar eu quebrei minha linda cabecinha pra montar um molde, porque o molde que eu tinha aqui era muito grande e como estamos aprendendo, não acho justo desperdiçarmos tecido, então como vocês podem reparar eu sempre monto blocos pequenos nos nossos desafios do mês, para que não aja muito desperdício no nosso corta corta....

E depois que eu piquei um monte de papel até conseguir o tamanho certo pro nosso molde,  enquanto eu estava procurando a história desse bloco pra falar pra vocês aqui no post, eu encontrei um blog que ensina como calcular o molde pro tamanho que a gente quiser fazer, sendo assim quem quiser montar moldes com tamanho diferente do que eu disponho aqui no desafio, sugiro que leia a explicação da Marina Ugo no blog Coisas que Aprendi.

O que eu gostei desse bloco que como o do mês passado, dá pra fazer muitas variações. 
Enquanto eu testava o bloco montei 3 variações, sugiro que façam com cores natalinas esse bloco super combina com caminho de mesa pro natal, já estou com os tecidos pra montar um caminho bem lindo com esse bloco.

Mas chega de conversa, vamos ao PAP do Desafio do Mês de Novembro, vou passar o passo a passo e no final as regras e o espaço pra você linkar seu projeto finalizado, lembrando sempre que não sou professora, nem profissional de patch ou quilt, eu apenas compartilho o que estou aprendendo, se alguma de vocês tiver algo a acrescentar e que facilite nosso trabalho fique a vontade em compartilhar.


Gabarito.... os quatro lados tem de ter a mesma medida
Se você é como eu e não tem a régua de polegada, eu montei um molde pra trabalharmos, o tamanho dele é de 10x10 cm, sendo que a ponta menor tem 2,5 cm e a ponta maior tem 7,5 cm


Você pode montar seu molde pra risco de duas formas, no papel vegetal ou algum tipo de plastico duro.

 Minha dica: se você tiver dificuldade em riscar reto, coloque o papel vegetal por cima de uma folha de caderno e faça os riscos do quadrado com esquadro e lápis.
Outra dica, pra montar um gabarito de risco em material mais resistente, pode usar o plastico de pastas de elástico antigas ou chapas de raio x antigas, são ótimas também pra fazer molde de stencil, pra que fiquem transparentes, deixe de molho na água sanitária pura de um dia pra outro ou mais se necessário. 


Pra montar um bloco eu usei 
10 quadrados de 13,5x13,5 cm 

Você pode variar as cores da forma que desejar montei esse exemplo com duas cores pra que você tenha uma ideia melhor de como montar o padrão.

Costure os quadrados conforme a foto.






Depois de costurados, use o o molde do gabarito alinhando o risco com a costura deixando o quadrado inclinado.





E com o auxilio de um lápis HB (lápis próprio pra desenho) contorne o gabarito riscando o tecido.






Faça isso na junção de cada costura.












Corte os quadrados riscados.











Monte o padrão.









E costure unindo as quatro partes.






E pronto, está pronto o primeiro bloco, agora é só fazer mais blocos e montar seu projeto.



Eu montei apenas uma faixa pra fazer um bloco, mas pro seu projeto, você pode e deve costurar varias faixas de quadrados, pra depois riscar e cortar todos de uma vez só, aqui em baixo um esquema da revista que encontrei pra vocês terem uma ideia de como podem montar seus projetos, nesse caso cada letra corresponde a uma cor.


 Aqui nesse exemplo eu também usei apenas duas cores, 
mas dispus de forma diferente, vejam como ficou diferente da primeira.....

Aqui eu usei 4 cores diferentes, amei o resultado.....

Já estou ansiosa pra saber o que vocês vão fazer nesse mês, lembre-se que o Natal está chegando, vamos aproveitar e montar peças pra decorar nossa casa nesse fim de ano





POST ATUALIZADO EM   NOVEMBRO DE 2013




Essa postagem fez parte do projeto Desafio do Mês 
*** abaixo link dos projetos de quem topou o desafio, clique pra conhecer mais...
Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Oi Mara!
    Super explicado.
    Eu sou apenas curiosa nessas artes, e entendi tudo!:)
    Parabéns pelo PAP!
    Um dia ainda encaro um desafio assim.
    :)
    bjs, ótimo dia!

    As peças para o Natal devem ficar lindas mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    MAra!! Já tô aqui curiosa querendo aprender tudo.. O PAP ficou show. Amei a técnica... Até mais, pois já vou pesando nos tecidinhos...

    Bjocas no coração

    Érika Costurarte

    ResponderExcluir
  3. Amei!!!!!
    Era esse que eu estava louca para aprender!!!!
    Fica lindo demais.
    Obrigada por ensinar amiga.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mara.Adorei o desafio.Vou ter mais um projeto de natal com esse bloco.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Super diferente!!
    Adorei o resultado depois de montado!!

    Aiai... preciso mostrar minha invenção! Fiz um trilho pra minha mesa!

    Beijos... até mais!
    cantinhodadeborah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OLA MARA,SUAS COSTURICES ESTÃO BEAUTIFUL,PARABÉNS.TEM UM SELINHO PARA VOCÊ LA NO BLOGUITO,TA?BOA SEXTA
    BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  7. QUE MARAVILHA!!!! ESTOU ENCANTADA!!!! E É CLARO Q VOU PARTICIPAR DESTE TB!!!! MUITOS BJUS.

    ResponderExcluir
  8. JÁ ESTOU FAZENDO MEU MIMO COM ESSE FLIC FLAC,ADOREI O NOME,RSRS.E CLARO QUE EU SEI Q NÃO FOI POR MAL,VIU? O PRÓXIMO TEREI MAIS CUIDADO TB NO CADASTRO DO LINK.BJUS.

    ResponderExcluir
  9. Esta lindo acho que este eu vou tentar fazer !!!

    ResponderExcluir
  10. cheguei em casa, agora é desarumar malas, limpar poeira, voltar ao serviço e tentar fazer o meu desafio.........esse será desafio mesmo, pois to toda enrolada...tantas coisinhas atrasadas
    amei o post. a parte da dica do caderno foi iótima para mim, a parte que vc fala que procura a história do bloco...também viu, eu amo saber sobre a origem deles..bj e boa semana,,,amei o trabalho que vc publicou no face esetá show

    ResponderExcluir
  11. Acabei de postar o meu já tava quase em dezembro :)) mas ainda bem que deu tempo.
    beijocas
    Mi

    ResponderExcluir
  12. Oláaaa! cumadi! tudo bem?
    Vim lá da Di Rodrigues aprender a fazer o flic flac, e tive uma grata surpresa de ver o Casa de Comadre ali na sua lista de blogs favoritos.... QUE DELICIA! espero corresponder suas espectativas... Obrigada!

    Agora posso falar, aprendi não.... achei cansativo... kkk
    é que to fazendo uma colcha de retalhos e queria algo inovador.... rs

    MAs amei... de qualquer forma vale muito suas dicas, e vou voltar mais vezes.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. pois é terminei ontem e não deu tempo de adicionar o link, mas tudo bem se quizer dar uma espiadinha veja aqui (http://patricia-aria.blogspot.com.br/2012/12/desafio-do-mes-bloco-flic-flac.htm)

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! Mara,

    Postei hoje o meu Fkic Flac... Amei a tecnica e ansiosa para o proximo projetinho....

    Bjocas no coração
    Érika Costurarte

    ResponderExcluir
  15. Agora que encontrei o pap \o/
    É coisa de louco, Mara kkkkk tu és muito doidona, mesmo kkkk

    bjssss

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis