Instagram

sábado, 5 de novembro de 2011

Dicas para não embolar linha

Tenho notado pelos comentários do Grupo de Discussão do Clubinho da Costura, que muitas estão com problemas com linha embolando, não sei se esse post vai ajudar, mas vou listar algumas dicas que me ajudam a descobrir a causa do  problema.

Minha máquina é uma Singer Facilita Premium 
O passo mais importante é passar a linha nos lugares certos, e quando for passar  por aqui,  não enrole a linha,  deixe ela passar pelo lado e conforme for costurando a linha entra sozinha na tensão certa.


O tão falado tensor de linha, eu sempre tive dificuldade de como esse botãozinho funcionava, mas é o seguinte: a tensão normal é de 3 a 4, se o tecido for muito leve ou fino, a tensão deve ser menor ou se vc quiser uma costura para o quilt livre, a tensão deve ficar no zero, se o seu tecido for mais grosso então vc deve subir os números.

Se a linha não estiver colocada corretamente aqui, haverá grandes chances do seu fio embolar

Depois que vc passa pelo tensor a linha tem de entrar por aqui, já aconteceu de na pressa eu esquecer de prender a linha por aqui e adivinha o que aconteceu, minha linha embolou.


Meninas, se por acaso vc tem tido muitos problemas de embolamento, com certeza  vai acabar ficando algum  vestígio de linha solta dentro ou perto da bobina. Resto de linhas prendem a máquina, fazem pontos pular e consequentemente pode embolar o fio.

E isto serve para..... sei lá pra que serve isso.. rsrsrsrsr
segundo meu manual ele é o  'seletor de ajuste do ponto flexível'
e se alguém sabe a utilização disso, por favor me avisa... rsrsrs

 Bom resumindo, eu consegui resolver meus problemas de embolamento de linha, colocando a linha nos lugares certos, tomando atenção na tensão da linha e mantendo a caixa da bobina limpa.
Busque manter sua máquina lubrificada, e atenção, muita atenção tem de usar óleo pra máquina e nenhum outro tipo como o de cozinha por exemplo.

Se você tiver mais alguma dúvida pode baixar o manual singer.
E aqui vão mais 5 dicas de como cuidar da sua máquina das meninas do  superziper.



Comentários
26 Comentários

26 comentários :

  1. Oi flor...adorei as dicas e com certeza vou conferir se estou fazendo tudo certo, pois minha linha tem embolado bastante.

    bjusss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  2. Olá flor, você fez tudo certinho sim, só não colocou o link do post da cadeira.
    No lugar da URL, você adiciona o link do post.
    Como conseguir o link? Clica no título do post que você quer linkar e copia o endereço lá em cima, termina com HTML.

    Tem um "x" vermelho do lado da sua foto? É só clicar nele que apaga aí você faz de novo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Mara, legal essas dicas !!
    Já estou me entendo mais com a maquina, além de obeceder fielmente o manual e limpar a caixinha da bobina eu agora digo baixinho pra ela:
    - Vamu embora não se embola !
    Aí ela responde direitihno,rsrsrs.

    Um lindo fim de semana.

    Inté,

    ÉRica

    ResponderExcluir
  4. Oi Mara, apesar de não ter tido esse probleminha ainda,rsrs, adorei as dicas e se embolar já vou saber o que fazer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa amiga...como eu me estressei hoje com a linha embolando...acho que eu gastei quase um retrós de linha hoje, ai meu filho viu meu estres e veio me socorre e com muita calma ele descobriu que a linha estava passado errada...ai ele arrumou e pronto...fiquei feliz e fui inventar umas costurices para ocupar meu tempo(sou hiperativa)e também para treinar mais um pouco.
    Adorei receber sua visita.

    bjuss e uma bela noite

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Nossa, estou tentando entender porque não consigo fazer o quilt livre na minha máquina. Comprei o pezinho, coloquei corretamente, passei a linha por todos os lugares, revisei e minha linha parece trancar (não a da bobina, a de cima mesmo) e até arrebenta. Não sei mais o que fazer. No ponto reto ela está bem lindinha, ai, ai. Alguem me ajuda???

    ResponderExcluir
  7. Oi Mara, adorei sua dica e seu blog. Estou dando meus primeiros passos na costura, só que tenho uma máquina antiga , da vovó. Estou pensando em comprar uma. A fase agora é de pesquisa. A sua Facilita costura tecidos grossos e finos? Se puder me responder. Um grande abraço e estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  9. Ola boa tarde
    Estou com os mesmos problemas da Sandra na hora do quilt, o q sera q estou fazendo de errado, ou nao estou fazendo?
    Gostei muito das dicas por aqui, me seguem no face
    ferreiraferreira30@hotmail.com
    Bjus
    Neliane

    ResponderExcluir
  10. Oi Mara.Adorei a dica,principalmente porque sou iniciante nas costuras.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. olá...
    comprei uma maquina que esta me dando muitos problemas,embolotar linha é um deles...valeu as dicas vou usa-las

    obrigado
    em tempo lindo espaço

    ResponderExcluir
  12. Nossa, já perdi kilômetros de linha (rs) até hj... hahahaha!!
    No início eu quebrava a cabeça, pra descobrir... e agora, já vou direto nos passadores da linha.
    Muito bom deixar esta dica aqui.
    Bjs
    ;D

    ResponderExcluir
  13. OI MARA
    Vindo pela primeira vez no teu blog. Entrei no Google para saber como fazer para resolver este problema de fazer como desembolar a linha na maquina. Ai achei vc rsrsrs. Vou tentar usar as dicas que vc deu aqui. Aguardo sua visita . Um beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  14. infelizmente, prá mim não deu certo. Estou arrasada...

    ResponderExcluir
  15. Ola !!Estou com dificuldade de encher a bobina ..alguem poderia me ajudar.
    destravar para encher a bobina

    ResponderExcluir
  16. Max Willian Duarte, como vc não deixou seu e-mail, vou ter de te responder por aqui.
    Não sei qual máquina é a sua, mas dá uma olhada no seu manual que deve ter algum tópico a respeito....

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia gente .
    Esses pontinhos vermelho realmente é o seletor para regular os pontos flexível geralmente em máquinas que faz vários pontos e só centralizar aquele risco vermelho no seletor de tamanho de pontos para liberar a variedade de pontos que sua maquina tem então é só regular nessas bolinhas vermelhas que será a distância entre os pontos diferentes na sua máquina

    ResponderExcluir
  18. Por favor, gostaria de saber se essa maquina Facilita Premium precisa colocar uns discos na parte superior pra fazer os pontos decorativos. É que tem uma abertura em cima tipo encaixe desses discos, não sei se é pra essa finalidade. Acabei de comprar uma, mas sem o manual. Por favor, me responda... agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pimenta Pink, como seu e-mail não esta cadastrado na sua conta Google, não consegui te responder via e-mail, então vou te responder por aqui...
      Eu encontrei esse manual veja se te ajuda... http://www.singer.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Facilita-Premium-PP-436.pdf , eu não tenho mais a Facilita e não lembro ao certo como funciona os discos de pontos decorativos, mas se não me engano esse modelo é de modulos de pontos e vc vai virando na posição indicada conforme o ponto que necessita, a partir da página 25 o manual explica certinho como fazer, espero que essa dica te ajude...

      Excluir
  19. Boa noite Mara!
    Eu já estava vindo aqui novamente pra lhe dizer que fucei a maquina até descobrir que ela tem realmente um disco encaixado na parte superior, e que pode ser retirado. Consegui fazer os pontos da primeira barra de pontos, mas os da segunda barra acho que precisa de outro disco. Bom, você diz no email que tem o manual no site da singer... eu fui lá, mas como não vi a maquina igual, então pensei que não tinha manual que servisse pra ela... vou olhar esse que você indicou, pois preciso saber bem mais sobre essa maquina. Eu sou uma amante de maquinas...quando vejo alguém quase doando maquinas antigas, eu vou logo comprando...rs. Olha Mara, eu agradeço imensamente sua gentileza em me responder, e por a sua grande ajuda... vou pegar o manual agora mesmo. Obrigada, tudo de muito bom pra você querida!!!

    ResponderExcluir
  20. Mara, esse trocito que você perguntou pra que serve... ele serve pra aumentar ou diminuir um pouco mais a largura do ponto. Muito boa suas dicas!!! bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá Mara bom dia! Ótimas dicas! Mas tenho uma dúvida: o ponto sai diferente na parte de cima do tecido... Como posso deixá- los iguais?

    ResponderExcluir
  22. Maria Eliza, vc não deixou um e-mail pra te enviar uma resposta de sua dúvida..

    ResponderExcluir
  23. minha singer igual a sua não esta lançando a linha da bobina,o que pode ser? e como resolver? Socorrrrooooo!! Aguardo resposta Obgrigada

    ResponderExcluir
  24. Para que serve aquele botãozinho que você circulou? Aqui vai a resposta: ele serve pra aumentar ou diminuir a largura do ponto.

    ResponderExcluir

Cadastrem seus e-mails nas suas contas Google ou deixem no comentário, para o caso de necessitar resposta dessa matéria.

ShareThis